domingo, 20 de maio de 2012

Programando em Java - Parte 1

Olá pessoal, hoje vamos dar o ponta pé inicial para mais uma série do blog Programando: "Programando em Java". Essa série vai abordar todos os conceitos iniciais para se programar em Java. Nela vamos aprender:
  • Compilar e executar programas Java através da prompt de comando;
  • Tipos de variáveis;
  • Palavras reservadas;
  • Estrutura condicional;
  • Estrutura de repetição;
O objetivo dessa série é preparar o aluno para a próxima série que abordará POO (Programação Orientada a Objetos).

Bom, tudo esclarecido vamos agora ver brevemente como o Java funciona e escrever o nosso primeiro código Java.

Nota: Para prosseguir é fundamental que a JDK esteja instalada e configurada devidamente em seu sistema operacional. Caso você não tenha a JDK ou tenha mais ela não esteja configurada leia o post Iniciando em Java - Instalando a JDK.

Porque aprender Java?

Até hoje, a plataforma Java já atraiu mais de 6,5 milhões de desenvolvedores de software. É utilizada em todos os principais segmentos da indústria, estando presente em uma ampla gama de dispositivos, computadores e redes.
Sua versatilidade, eficiência, portabilidade de plataforma e segurança fazem dela a tecnologia ideal para a computação em rede. A tecnologia Java está em todo lugar! Ela pode ser encontrada em laptops, datacenters, consoles de jogo, supercomputadores científicos, telefones celulares e até na Internet.

O Java foi testado, refinado, ampliado e experimentado por uma comunidade dedicada. E, com mais de 6,5 milhões de desenvolvedores, é a tecnologia mais ampla e ativa do planeta. Com sua versatilidade, eficiência e portabilidade, o Java tem valor inestimável para desenvolvedores, pois permite:
  • Criar um software em uma plataforma e executá-lo em praticamente qualquer outra;
  • Criar programas para execução em navegadores e serviços da Web;
  • Desenvolver aplicativos no lado do servidor usados tanto em fóruns, lojas e pesquisas on-line, como no processamento de formulários HTML, e muito mais;
  • Combinar aplicativos ou serviços usando a linguagem Java para criar aplicativos ou serviços altamente personalizados;
  • Criar aplicativos potentes e eficazes para telefones celulares, processadores remotos, produtos de consumo de baixo custo e praticamente qualquer outro dispositivo com tecnologia digital.

Máquina Virtual, isso torna o Java multiplataforma!

O Java utiliza um conceito de máquina virtual, onde existe entre o sistema operacional e ao aplicação, uma camada extra responsável por traduzir
 o que sua aplicação deseja fazer para as respectivas chamadas ao sistema operacional onde ele está rodando no momento.

Primeiro código Java

Antes de criarmos o código propriamente dito, vamos primeiro criar uma pasta para armazenar nossos arquivos *.java e *.class. Vamos criar uma pasta na Área de Trabalho com o nome de programando_java. Agora abra o bloco de notas ou um editor de código de sua preferência e digite o seguinte código:

Aula1.java
import javax.swing.JOptionPane; public class Aula1 {     public static void main(String[] args) {         JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá mundo!");     } }
Saída: Olá Mundo!

Compilando e executando o código no Windows

Abra o terminal do windows (prompt de comando), e acesse a sua Área de Trabalho. Entre na pasta programando_java e digite o seguinte comando para compilar seu arquivo:
javac nome_do_seu_arquivo.java, no meu caso como o meu arquivo chama Aula1.java, ficaria mais ou menos assim: javac Aula1.java.

Se nenhum erro for retornado, então digite o seguinte comando para ver a saída do programa: 
java nome_do_seu_arquivo, no meu caso como meu arquivo chama Aula1.class, ficaria mais ou menos assim: java Aula1.

Se algum erro acontecer, reveja seu código e compare-o com o que está escrito no blog. Verifique também se você seguiu todos os passos de compilação e execução corretamente.

Compilando e executando o código no Linux

Abra o terminal do Linux. Siga as mesma instruções que foram dadas para o SO Windows.

Pessoal como essa é apenas uma introdução, o código não vai ser explicado até porque esse não é o objetivo desse post. 

Então eu fico por aqui, qualquer duvida ou sugestão é só deixar um comentário, até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!!! Agora vamos ter canal no Youtube =D

Fala pessoal tudo beleza, estou sumido a correria está forte por aqui. Estou querendo dar um start em um projeto antigo que vem desde o temp...